Programa Avançado em Ecocardiografia Perioperatória

Home > Programa Avançado em Ecocardiografia…

Programa de Ecocardiografia Perioperatória Avançada para Anestesiologistas

Centro de Estudos ANESTE-Z

São Paulo, Brasil

 

PÚBLICO ALVO E OBJETIVOS

O Programa de Aprimoramento em Ecocardiografia Perioperatória Avançada para Anestesiologistas do Centro de Estudos ANESTE-Z foi estabelecido com o objetivo de proporcionar uma sólida experiência clínica e acadêmica na formação especializada de  anestesiologistas no manejo da ecocardiografia transesofágica e transtorácica perioperatória de pacientes adultos submetidos a procedimentos cirúrgicos cardiovasculares complexos.

 


ORGANIZAÇÃO

O programa de aprimoramento é organizado e dirigido pelo responsável do comitê de Educação do Centro de Estudos Aneste-Z,  o Prof. Dr. Caetano Nigro Neto, TSA-SBA, PhD, MD e representante do Brasil na Associação Europeia de Anestesiologistas Cardiotorácicos (EACTA); coordenado por Marcello Salgado, TSA-SBA, PhD, MD e  diretor do curso ETTI-SBA; e colaboradores certificados ou em processo de certificação internacional.

 


REQUISITOS PARA SELEÇÃO DO APRIMORANDO

Os candidatos devem ser certificados como médicos de acordo com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e terem participado do programa de residência médica em Anestesiologia de acordo com os padrões do programa de residência brasileira com certificação MEC e/ou SBA além de terem cursado o programa básico teórico-prático de Anestesia Cardiovascular e Torácica (CTVA). No caso de médicos estrangeiros, além do Diploma, devem apresentar diploma de 03 anos de Residência em Anestesiologia (reconhecido pela Sociedade do País de Origem).

 


DURAÇÃO DO PROGRAMA

O programa oferecido tem duração de um ano, iniciando sempre no primeiro dia útil de março, com término no último dia útil de fevereiro do ano seguinte.

 


ESTRUTURA DO PROGRAMA

O nosso programa está de acordo com o “The Accreditation Council for Graduate Medical Education (ACGME)” e “The American Board of Medical Specialties (ABMS)”, o qual inclui os seis pilares básicos para que os aprimorandos adquiram competência no aprendizado e promovam alto grau de qualidade em cuidados médicos: conhecimento médico sobre ciências básicas, clínicas e correlatas; aprendizado e aprimoramento baseado na prática; habilidades interpessoais e de comunicação; profissionalismo e prática baseada em sistemas.

 


PROGRAMA

Durante o curso, o aluno será supervisionado por preceptores designados da equipe Aneste-Z. O conteúdo pragmático do programa é dividido em:

 

Programa Teórico-Científico (carga horária de 120 horas)

 

Curso Base para Ecocardiografia Perioperatória (60 horas)

Consiste no curso teórico semanal de ecocardiografia perioperatória com prática de simulação (CAE Healthcare Vimedix® Cardiac Echo Simulator) objetivando a compreensão dos conceitos básicos e intermediários do ecotransesofágico (ETE) e transtorácico (ETT).

 

Curso Intensivo Para Certificação Internacional (40 horas)

Com intuito de preparação para a prova de certificação, semanalmente, os preceptores receberão um tema que deve ser discutido com os alunos. É de obrigação do aprimorando estudar o tópico, pois estas aulas serão complementares e de conteúdo mais específico e direcionado.

 

Clube de Revista (20 horas)

Reunião mensal com ênfase na fixação de protocolos, atualização de guidelines e análise de casos clínicos e artigos científicos.

Ainda neste contexto, o aluno terá obrigatoriamente que apresentar casos clínicos de alta complexidade em ecocardiografia perioperatória em demais reuniões bimestrais e apresentar trabalhos em conferências e congressos afins.

 

Programa de Prática Clínica (carga horária de 1480 horas)

Durante o programa, os alunos terão todas as suas atividades no centro cirúrgico, ambulatórios, unidade de terapia intensiva (UTI) e laboratório de hemodinâmica, supervisionados por um especialista sênior. A prática clínica será dividida em rodízios que enfatizarão as seguintes modalidades:

 

Ultrassonografia Cardíaca Focada

O especializando tem que dominar esse protocolo básico afim de aplicá-lo diariamente na sua rotina antes da indução anestésica e durante situações de emergência em diversos setores do hospital. Ao final do programa, o aluno deve ter feito, no mínimo, 120 protocolos.

 

Ecocardiografia Perioperatória Transesofágica (6 meses)

O aluno será supervisionado e treinado para assumir a responsabilidade progressiva no manejo do ETE de pacientes adultos submetidos a cirurgias cardiovasculares. O objetivo do programa é capacitá-los a fornecer cuidados especializados em ecocardiografia perioperatória como um consultor sênior em cenários eletivos e emergenciais. A exposição adequada é fornecida por uma variedade de cirurgias cardiovasculares complexas realizadas com e sem circulação extracorpórea com discussões pré e pós exame. Exposição mínima de 200 casos, destes, 120, realizados pelo aluno.

 

Ecocardiografia Ambulatorial (3 meses)

Durante a disciplina, o aluno irá adquirir conhecimentos de técnicas de aquisição de imagens em ecotransesofágico (ETE) e transtorácico (ETT) em pacientes cardiopatas, no âmbito ambulatorial. Sob supervisão, o aluno terá oportunidade de realizar e acompanhar exames em contexto diferente do que é visto no manejo intraoperatório. Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a interpretar um exame avançado em ecocardiografia transesofágica e transtorácica ambulatorial de maneira consistente. Exposição mínima de 250 casos.

 

Ecocardiografia no Laboratório de Hemodinâmica, UTI e enfermaria (3 meses)

Acompanhamento da equipe de ecocardiografia cardiovascular clínica em todos os exames diagnósticos nas Unidades de Terapia Intensiva e Enfermarias, além de procedimentos cardíacos intervencionais em doenças cardíacas, padrão e avançado: implante percutâneo de valva aórtica (TAVI), valvuloplastias das Valvas Mitral e Aórtica, estudos hemodinâmicos em cardiopatias congênitas complexas, oclusão de canal arterial persistente, oclusão de comunicação interatrial, oclusão de comunicação interventricular. Exposição mínima de 80 casos.

 


META

No final do programa, o aluno deverá ser capaz de:

  1. Compreender a embriologia, anatomia e fisiologia cardiovascular normal;
  2. Conhecer as alterações fisiopatológicas das cardiopatias simples, complexas e suas implicações;
  3. Realizar ecocardiografia perioperátoria transesofágica avançada
  4. Espera-se que o aprimorando atue de maneira respeitosa, cortês, civil e ética, no melhor interesse dos seus pacientes;
  5. Participação ativa em atividades de pesquisa básica e clínica com capacidade de interpretar criticamente a literatura publicada e fazer contribuições significativas para projetos de pesquisa.

Durante os últimos 30 dias do programa, o aluno deverá ser capaz de atuar de maneira independente, sob supervisão remota.

 


TAREFAS E RESPONSABILIDADES DO ALUNO

O aluno irá participar da rotina clínica, em conferências com a Divisão de Anestesiologia, bem como os setores de Imagem referentes a Ecocardiografia.

Também irá participar na preparação e apresentação de trabalhos para congressos, e todo o método e apoio didático será fornecido através de palestras e conferências coordenadas pelo Centro de Estudos Aneste-Z.  Além disso os projetos acadêmicos, incluindo a preparação e publicação de artigos de revisão, capítulos de livros, manuais para ensino ou prática clínica e pesquisa clínica, serão oferecidos e fortemente encorajados.

O aluno será obrigado a manter um logbook de todos os procedimentos que participou durante o ano.

 


 

AVALIAÇÃO

O progresso do aluno será avaliado e discutido mensalmente pelo diretor do programa e os preceptores, de acordo com sua área de rodízio, utilizando uma ficha de avaliação para cada estágio (Ficha de Avaliação Mensal do Estágio). Também serão avaliados pelo staff de forma diária: a atitude profissional, o conhecimento e o julgamento clínico do aprimorando, bem como suas habilidades práticas, competência social, eficiência no manejo de pacientes e desempenho em cenários clínicos críticos (Ficha de avaliação diária – Intraday Debriefing).

 


CORPO CLÍNICO E INSTRUTORES

O diretor do programa tem uma vasta experiência em anestesia para cirurgia cardiovascular, Dr. Caetano Nigro Neto é responsável pelo programa de aprimoramento. Ele dedicará tempo suficiente para fornecer liderança substancial ao programa e supervisão aos alunos. Além disso, outros membros da equipe de anestesiologia cardiovascular serão professores clínicos e treinadores para os alunos na prática clínica diária. A seção de Anestesiologia Cardiovascular conta com mais de 8 consultores especialmente treinados em Ecocardiografia Perioperatória Transesofágica e Transtorácica.

 


DIRETOR DO PROGRAMA:

Caetano Nigro Neto, MD, PhD, TSA-SBA

 

COLABORADORES:

Dra. Adélia Bergwerk MD: Especialista em Anestesia Cardiovascular / Presidente da Aneste-Z.

Dr. Marcelo Alves Gonçalves MD: Especialista em Anestesia Cardiovascular / Vice-presidente da Aneste-Z.

Dr. Francisco José Lucena Bezerra Mestre; MD: Especialista em Anestesia Cardiovascular / Coordenador do Programa Teórico-Prático Básico em anestesia cardiovascular e torácica(CTVA).

Dr. Vinícius Nascimento: Especialista em Anestesia Cardiovascular / Especialista em ETE perioperatório-IDPC / Coordenador do Programa Teórico-Prático Básico em anestesia cardiovascular e torácica(CTVA).

Dr. Marcos Mendonça MD; TSA-SBA: Coordenador do Programa Teórico de Ecocardiografia Avançada para Anestesiologistas / Especialista em Anestesia Cardiovascular / Especialista em ETE perioperatória.

Dr. Marcello Salgado MD; PhD; TSA-SBA: Coordenador do Programa Prático de Ecocardiografia Avançada para Anestesiologistas / Especialista em Anestesia Cardiovascular / Especialista em ETE perioperatória.

Dra. Gretel Oliveira Nicolau MD: Coordenador do Programa de Anestesia Avançada para Doenças Congênitas do Coração / Especialista em Anestesia Cardiovascular / Especialista em Anestesia Avançada para Doenças Congênitas do Coração

Dr. Leonardo Izquierdo MD: Vice-coordenador do Programa de Anestesia Avançada para Doenças Congênitas do Coração / Especialista em Anestesia Cardiovascular / Especialista em Anestesia Avançada para Doenças Congênitas do Coração / Especialista em ETE perioperatória.

Dr. Alexsander Takaishi Hamada MD: Especialista em Anestesia Cardiovascular / Especialista em ETE perioperatória.

Dr. Emerson Costa MD: Especialista em Anestesia Cardiovascular / Vice- Coordenador do Programa Teórico-Prático Básico em anestesia cardiovascular e torácica(CTVA)

 


PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será feita pela Aneste-Z tendo sob responsabilidade do Prof. Dr. Caetano Nigro Neto.

 


Número de vagas

5 vagas exclusivas para quem, nos últimos anos, participou do programa Teórico-Prático Básico em anestesia Cardiovascular e Torácica da Aneste-Z, na eventual ociosidade de alguma destas vagas, será aberto processo seletivo para candidatos que tiverem cursado o programa básico de anestesia cardiovascular e torácica (CTVA) e apresentar comprovação de conhecimentos básicos em ecocardiografia perioperatória.

 


Pré-requisito médicos brasileiros

03 anos de Residência em Anestesiologia (reconhecido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e/ou pelo MEC).

01 ano de participação em programa teórico prático básico em Anestesia Cardiovascular e Torácica (CTVA).


Documentos:

 

Pré-requisito médicos estrangeiros

Documentos: 

 

Entrevista e Análise de Curriculum: 

As notas finais, para fins de classificação dos candidatos, serão definidas de acordo com os seguintes pesos mencionados abaixo (valor máximo de 100): 40 currículo / 60 entrevista